domingo, 21 de setembro de 2014

Descomplicando e fazendo carne seca em casa!

Eu amo carne seca, porém, as que compramos industrializadas, tem quantidades grandes de nitrato e nitrito de sódio, conservantes prejudiciais à saúde.
Tenho um filho "geração saúde" que simplesmente não come carne seca, e essa é a única razão, o excesso de conservantes...então fui atrás para aprender a fazer em casa, à moda antiga (rsrs)
Mas hoje temos geladeira em todas as residências, e decidi fazer a carne seca dentro da geladeira, e não é que deu certo ;)

Comprei 2 kg de coxão duro, mandei abrir, feito uma manta, para que a carne ficasse com uns 2 cm de espessura
 2 saquinhos de 1 kg de sal grosso, mas não usei tudo



Cubra a carne com o sal grosso, a quantidade suficiente para envolver toda a carne, coloquei em um recipiente de plástico grande e deixei na geladeira por 48hs, apenas coberto com um pano de prato
Vai juntar muita água, remova essa água, coloque mais sal e volte com ela pra geladeira, 48hs depois, retire a água se ainda tiver, sempre cuidando para que todas as partes da carne estejam cobertas com sal grosso.


Deixei mais 1 semana, e pronto! Removi o sal, piquei em pedaços, e pronto! Dessalga em água por 24 hs, trocando a água três vezes, em seguida cozinhe na pressão por 20 minutos, e pronto! Tempere e invente o que quiser...rsrs
Caso não queira cozinhar toda a carne, separe as quantidades desejadas, e congele, quando quiser usar, faça o processo de dessalgar, e cozinhar na pressão...simples assim!
Esse é o resultado, e o sabor, ficou divino!




Nenhum comentário:

Postar um comentário