quinta-feira, 29 de maio de 2014

Suco Verde

Hoje vou falar do suco verde e dos benefícios que senti, após o consumo diário há mais de 90 dias. O mais interessante, é que se tornou um vício pra mim, um vício bom claro, mas é incrível como me faz falta o suco verde de todo dia!
Eu uso um "juicer" que comprei há uns 10 anos, daqueles com peneira sabe, e bem potente,  que separam o bagaço e extrai só o líquido até das folhas, e frutas com casca, sendo assim, nem água ou água de coco eu adiciono nas minhas receitas, mas o "bicho" é grande, e são várias peças para eu lavar, mas nada que tome mais que 5 minutos do meu tempo, vale a pena. Deixo a preguiça de lado!

Sempre coloco 2 hortaliças, 2 a 3 legumes, 2 frutas, e gengibre, esse último jamais pode faltar.

Agora vou falar um pouquinho dos benefícios que notei após 3 meses de consumo diário:
Melhorou minha digestão, diminuiu a formação de gases, meu cabelo diminuiu consideravelmente a queda, percebi fortalecimento nas unhas, sem falar na disposição física. Ah! Gripes e resfriados, nunca mais.


Aqui vão algumas receitas:


Salsão
Couve
Gengibre
Pepino
Beringela
Cenoura
Abacaxi
Caju

Salsão
Espinafre
Gengibre
Beterraba
Pepino
Cenoura
Maçã Gala
Limão Siciliano
Caju

essa quantidade aí das fotos, rende 600ml, 2 copos

Fiz umas pesquisas na web, e aí vai o que encontrei dos benefícios do consumo de alguns desses alimentos:

GENGIBRE

O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.
A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e até ressaca. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite. A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica.
Além disso, o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.
E ainda ajuda a emagrecer, pois é um alimento termogênico, que são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

SALSÃO

Com aroma e sabor característico, o salsão tem vários benefícios à saúde e capacidade de melhorar a qualidade de vida. Dele se aproveita tudo, raiz, folhas, talos e semente.  Versátil, esse alimento pode ser consumido na salada, chá, suco e até como tempero.
Auxilia na prevenção da perda de voz, da anemia e também das doenças de pele. E, vejam só, suas sementes têm efeito virilizante e afrodisíaco.

COUVE

A couve é antiinflamatória e cicatrizante. E, superimportante, ajuda a fixar o cálcio nos ossos, é um alimento até mais adequado para os ossos que o leite de vaca. “Além de ter cálcio e magnésio, ela carrega esses dois minerais na proporção adequada”, O que isso significa? O cálcio precisa do magnésio na medida certa para conseguir exercer suas funções, entre elas, formar a massa óssea.
O magnésio ainda é parceiro do cálcio em várias outras tarefas: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar osagnésio relaxa). Além disso, o magnésio é fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores, sem exceção. É por isso que sem ele você se sente desanimada e até mal-humorada.
Na couve, o magnésio faz parte da clorofila – substância que dá a cor verde à folha e com potencial de renovar as células do nosso organismo. Quer dizer que a verdura tem mais essa vantagem: rejuvenesce. Depois de descobrir todos os poderes dela, a gente fica até com vontade de fazer uma “plantação” em casa. Você vai perceber a diferença na pele, no pique e na balança!

ESPINAFRE

Pesquisadores identificaram pelo menos 13 compostos diferentes de flavonóides no espinafre, que funcionam como antioxidantes e como agentes anti-cancerígenos. 

BERINJELA

Embora não haja comprovação, até o momento, de que a berinjela diminua o colesterol, esta hortaliça fornece muitos outros nutrientes benéficos à saúde.

Levando em consideração a composição nutricional de seu fruto, este pode ser considerado fonte de minerais e vitaminas. As análises laboratoriais mostram que, em 100g de berinjela crua, se encontram em quantidades consideráveis os seguintes minerais: magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. As principais vitaminas encontradas são as vitaminas A, B1, B2 e C. Além disso, ela destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais; uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal e formação do bolo fecal; além de ser considerada como um alimento que fornece poucas calorias, auxiliando no controle do peso.

PEPINO

1. Fonte de vitaminas do complexo B que são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano, além de ajudar a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca.
2. Hidrata o corpo e repõe vitaminas diárias: pepinos contém cerca de 95% de água, isto colabora para hidratar e eliminar as toxinas presentes no corpo.
3. Luta contra o câncer: o pepino é conhecido por conter lignanas. Esta substância fenólica tem um histórico de pesquisas que a relaciona com a redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, ovário, útero e próstata.
4. Alivia o mau hálito: pegue uma fatia de pepino e pressione-a contra o céu da boca com a língua por 30 segundos. Isto vai matar as bactérias responsáveis por causar o mau hálito.
5. Cura da ressaca: para evitar uma ressaca ou dor de cabeça pela manhã, coma algumas fatias de pepino pouco antes de ir para a cama. Pepinos contém bastante açúcar, vitaminas A, B e eletrólitos que repõe muitos nutrientes essenciais perdidos com a bebedeira.
6. Auxilia na perda de peso: devido ao seu baixo teor calórico e grande quantidade de água, o pepino é uma dieta ideal para as pessoas que estão em busca do corpo perfeito.
7. Eficaz no processo de digestão: o alto teor de água e fibra dietética presente no pepino ajuda na digestão dos alimentos. O consumo diário de pepino pode ser considerado como um remédio para a prisão de ventre.
8. Diabetes: o suco do pepino contém um hormônio que é utilizado pelas células do pâncreas para produzir insulina. Portanto, o pepino também pode ser benéfico para pacientes com diabetes.
9. Reduz o colesterol: pesquisadores descobriram que um composto chamado esteróis que está presente nos pepinos, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.
10. Promove a saúde das articulações e alivia a dor da artrite: pepino é uma excelente fonte de sílica, que é conhecido por ajudar a promover a saúde das articulações, fortalecendo os tecidos conjuntivos. Quando misturado com suco de cenoura, eles podem aliviar a dor da artrite, diminuindo os níveis de ácido úrico.

BETERRABA

As beterrabas, além de serem usadas em saladas, podem ser preparadas como suco. O suco de beterraba é altamente laxante e ajuda na recuperação de emoções fortes (pânico, medo, ira). É depurativo do sangue, fortalecendo coração, fígado, vesícula biliar e glândulas endócrinas; combate anemia, diabetes, obesidade e tumores em geral.
Além disso, o suco de beterraba aumenta a resistência física e permite que atletas se exercitem por até 16% de tempo a mais — segundo um estudo realizado pela Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha. O nitrato da beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, aumentando o esforço necessário para que as pessoas cheguem à exaustão. O efeito de um copo de 500 ml do suco é maior que o de treinamento regular. A descoberta beneficia pessoas com doenças respiratórias e metabólicas, além de atletas de esportes de resistência.

CENOURA

A cenoura é considerada um ótimo alimento funcional por também proporcionar benefícios para a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico, além de prevenir doenças como úlceras, reumatismo e arteriosclerose.
Além da vitamina A, a cenoura ainda contém vitamina B, que beneficia o sistema nervoso, vitamina C, que estimula nossas defesas contra as doenças, e betacaroteno, um importante antioxidante.
Também contém sais minerais de importância primordial para nossa saúde,como o cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco e iodo.


COMO HIGIENIZAR E ACONDICIONAR

Abaixo umas fotos de como acondiciono os alimentos para facilitar na hora de fazer o suco, é trabalhoso, mas tenho o trabalho só uma vez... rsrs, e na hora de fazer o suco está tudo pronto e higienizado.
ah! vamos falar da higienização, isso é muito importante, pois uso tudo com casca, até o abacaxi...
Primeiro, deixo tudo na geladeira, por pelo menos 2 horas. Lavo e coloco em um balde grande com tintura de iodo a 2%, li que o iodo elimina os agrotóxicos, e faz uma higienização ótima, a proporção é de 5ml para cada litro de água e deixo por 1 hr em ambiente sem luz, pois o iodo se degrada com a luz. Compro vidros de 30ml em farmácias. Mas deixo claro que esse assunto do iodo eliminar os agrotóxicos é controverso, e não quero criar polêmica.

                                        Abacaxi

                                       Espinafre

                                    Cenoura


Nenhum comentário:

Postar um comentário