sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Descomplicando com a Batata Rosti :o

Sabe aquela batata, que fazem ralada, e recheiam com uma infinidade de opções? Aqui em São Paulo, existe até uma batataria que serve apenas essas batatas, chama batata rosti. Gostosa, saborosa e crocante. A Batata RöstiRostie ou Batata Suíça é um tradicional prato da região do Cantão de Berna, parte “alemã” da Suíça. A palavra Rösti, significa fina e crocante. Assim deve ser a Batata Rostie, super crocante por fora e macia por dentro, sem falar nos recheios que dão um toque todo especial.

Eu amo, e sempre tive curiosidade de fazer, confesso que já havia tentado, mas não foi sucesso.
Recentemente, eu estive numa feira em São Paulo, e vi uma panelinha, perfeita para fazer a batata rosti, ou panquecas, daquelas americanas, para o café da manhã. Resolvi apostar, comprei e testei, e amei...e aqui vou compartilhar com vocês uma receita que fiz, e foi aprovadíssima na minha casa. Ah! Se alguém quiser uma panelinha dessas, vou fazer pedido, porque eu quero mais uma. Custou R$60,00...é só me avisar, na quarta vou fazer o pedido.


Mas voltando a história… o prato chegou ao Brasil por meio de imigrantes, que se instalaram na primeira colônia suíça em solo brasileiro. Chamada de Nova Friburgo, a colônia foi fundada em 1818 no estado do Rio de Janeiro. Em 1890, Nova Friburgo foi finalmente promovida a cidade e o saboroso legado desse povo continua vivo até hoje. Somando a tradição suíça à criatividade brasileira, a Batata Rostie ganhou uma nova roupagem, com a inclusão de deliciosos recheios. Isso tornou o prato ainda mais versátil, popular e gostoso.
Que tal experimentar?
receita para 1 pessoa:
1 batata asterix grande, deve ser cozida com casca por 8 minutos em água fervente, e depois deixar ela em água com gelo por pelo menos 1 hora, ou na geladeira por umas 3 horas. Descascar, ralar em ralo grosso.
recheio: 1 tomate picado, queijo minas padrão picado (uns 50 gr) em quadrados, e mangericão fresco a gosto
Veja no vídeo abaixo como fazer todas as etapas...quando levar ao fogo, deixe sempre o fogo bem baixinho, e deve ficar por uns 20 a 30 minutos cozinhando, virando de vez em quando.



Espero que tenham gostado, depois conta aqui se deu certo, deixe seus comentários


Nenhum comentário:

Postar um comentário