domingo, 22 de junho de 2014

Descomplicando com as Assadeiras...Batatas e Batatas ao forno

Hoje é domingo, e domingo tem receita no blog "Com Gigi por aí"


Mas hoje, vou falar primeiro, de uma assadeira que comprei há uns 4 meses, da marca Neoflam, são leves, nada gruda, e não é aquele material antiaderente preto que solta metais pesados nas comidas, sabe, vale a pena. Minha idéia era comprar aquelas assadeiras em cerâmica da Cuisinart, mas acho elas pesadas demais, e nada prático, enfim encontrei as assadeiras ideais.
Em casa, sempre gostei de fazer batatas no forno, pois a dica é evitar as frituras né...mas, era sempre uma tragédia tirar as batatas na hora de servir, elas grudam no fundo das assadeiras, se desmancham, e não tem o resultado que eu gostaria, mas com essas assadeiras NEOFLAM, tudo resolvido, nada gruda, e ainda super fácil de lavar  ;)

Vamos a receita...é muito simples, para qualquer um fazer...


batatas descascadas, e fatiadas em rodelas de 0,5 cm
azeite
sal
alecrim
1 cabeça de alho




Arrumar as batatas nas assadeiras, de maneira que uma não fique em cima da outra, salpicar sal, colocar um fio de azeite em cima de todas as batatas, um ramo de alecrim, e os dentes de alho, com casca e tudo. Levar ao forno pre-aquecido a 200 graus por 45 minutos. Virar as batatas depois de 30 min, para que doure dos dois lados...
e pronto...é só saborear batatas deliciosas e crocantes, como se fossem fritas



Mais uma receita, tão fácil quanto a primeira...
Gosto de fazer aquelas batatas pequenas com casca.
Higienizo as batatas, corto ao meio, arrumo no tabuleiro, coloco um pouco de azeite, sal a gosto, e manjericão seco.
Levar ao forno a 180 graus, por 1 hora, e a cada 20 minutos, mexa as batatas, pois as partes que ficam em contato com o fundo da assadeira, ficam bem crocantes, então se você for virando, ficarão crocantes por igual
Um bom acompanhamento para carnes, e até para petiscar, essas batatas mesmo frias, são deliciosas!




Vamos a mais uma receita de batatas no forno, rsrs...essa fica tipo chips, bem fininha e crocante...
São tão fáceis de fazer, e ficam muito saborosas, pena que não tenho fotos.
Você descasca as batatas, umas 6, vai servir 4 pessoas, e fatia bem fininho, usando o mandolim, aquele fatiador fantástico (rsrs), tem um bem simples, de plástico, que custa 10,00 e você encontra em qualquer supermercado, naquela parte de utensílios para cozinha.
Arruma elas na famosa assadeira NEOFLAM (rsrs), elas vão ficar tipo dominó na assadeira, salpicar sal a gosto, azeite, e levar ao forno, mais ou menos uns 40 minutos, vão ficar bem crocantes, e maravilhosas.

espero que tenham gostado da dica da assadeira e das receitas de batatas...









Nenhum comentário:

Postar um comentário